quarta-feira, 3 de abril de 2013


'As pessoas que têm TDA se sentem burras por muito tempo', diz Sparapane


Fera (Victor Sparapane) tentou encarar as Olimpíadas Culturais do Quadrante ao lado de Rita (Jéssica Ellen) e se deu muito mal. O gato levou torta na cara e ainda ouviu todo mundo lhe chamando de burro. Deu até pena... Mas pelo menos ele conseguiu tirar uma coisa boa disso tudo. Fera percebeu que pode sofrer de Transtorno do Déficit de Atenção, ou TDA (também chamado de Distúrbio do Déficit de Atenção). Para dar mais realidade à barra que seu personagem vai enfrentar, o ator pesquisou bastante.
“Li um livro que fala sobre o assunto e descobri que todo mundo tem um pouco, mas são vários níveis. Ao todo existem 18 características que caracterizam o transtorno. Se a pessoa tem várias delas, ela precisa de tratamento. Quando comecei a ler, achei que eu também tinha muita coisa em comum com quem sofre de Transtorno do Déficit de Atenção”, diz o ator Victor Sparapane. 
Entre os sintomas mais comuns estão: desatenção, esquecimento, agitação de mãos e pés, impulsividade e hiperatividade. Isso pode levar ao fracasso nos estudos, dificuldades nos relacionamentos, propensão a acidentes e uso de drogas. Depois de assistir a documentários e entrevistas, o ator percebeu também como podem ser devastadores os efeitos do transtorno na vida de alguém.
“As pessoas que têm o transtorno se sentem burras por muito tempo. Muitas vezes, elas não descobrem cedo e passam a vida inteira achando que têm problema, mas existe tratamento. Esse personagem é importante porque mostra que qualquer pessoa pode ter TDA”, comenta Victor. 
Outro risco é se tornar dependente químico.
“Tem muita gente que tem o transtorno e se automedica por se sentir mais competente por causa da droga. Isso é muito perigoso! O tratamento não é baseado em remédio, remédio é só um complemento. É importante que as pessoas saibam disso. Às vezes você vê o nome do remédio e acha que essa é a solução dos seus problemas. A dica que eu dou, caso você tenha dificuldade e esteja em dúvida se tem o transtorno, é: procure um médico, porque só ele pode avaliar.”, aconselha o ator. 
Uma vez diagnosticado o transtorno, é preciso correr atrás do prejuízo.
“Muitas vezes as pessoas não se esforçam tanto nos estudos e acabam colocando a culpa em alguma coisa. Então, o transtorno não serve para isso. Eu acho que você tem que ser esforçado e dedicado em tudo o que você faz. Não basta dizer que tem o transtorno e está livre de estudar, já que não conseguiria mesmo. Você tem que ver como você funciona”, avalia o ator. 
Fica a dica.

Lia resolve ir atrás de Vitor após término, mas chega tarde demais :(


Ai, marrentinha, será que você pegou pesado demais com o Vitor (Guilherme Leicam)? Depois de um papo fofo com Marcela (Danielle Winits), a roqueira se arrepende de ter quebrado o pau com o ex, após o término deles, e resolve correr atrás do motoqueiro. Só que é tarde demais... A gata só consegue ver Vitinho indo embora de moto e fica arrasada. E ainda tem que aguentar gracinha do Sal (Pedro Cassiano): “Seu namorado vazou. Mas não precisa ficar tristinha não. Eu tô aqui”. Aí a roqueira fica boladaça e manda um monte pra cima do Sal. Ela até acusa o #VidaLoka de ter mandado os bandidos a ameaçarem. O bad boy nega tudo (claro, né) e ainda manda a Lia fica esperta pra não sobrar pra ela. Tadinha da marrentinha... :( Maior bad o que ela tá passando, né? Não perde a cara de pau do Sal, nesta quarta-feira, dia 03/04!

‘Você é um covarde!’, grita Lia pra Vitinho. É, acabou #LiTor, glr...



É, parece que nem o beijão de Lia (Alice Wegmann) vai fazer o Vitor (Guilherme Leicam) mudar de ideia... O motoqueiro vai insistir em terminar o namoro mesmo. As #LiTorzetes não curtem nem um pouco... :( E nem a Lia! Depois de tentar convencer o Vitinho a continuar com o namoro, a marrentinha vai perder a paciência e mandar a real pra cima do lindo: “Você é um covarde! Eu preferia que não tivesse rolado nada entre a gente, sabia? Preferia nunca ter ficado com você!”.

 

Claro que o Vitinho fica arrasado, né? Achou que não tinha como piorar? Se enganou! Viradona no samurai, a roqueira vai continuar gritando com o ex e ainda vai expulsar Vitinho da casa dela! Sério, glr, #LiTor não pode acabar assim! Será que tem volta? Não perde o bafão, que rola nesta quarta-feira, dia 03/04!

Capitulo 163:


Fatinha traída? Gata dá flagra em Bruno! Será o fim do casal #BruTinha??



Ih, Fatinha (Juliana Paiva), será que o Bruno (Rodrigo Simas) tá te enganando ou é só um mal entendido? A gata vê o namorado segurando a mão de outra mina, num climinha todo íntimo durante um lanchinho, e fica boladonda! Com razão, né? Pra piorar, o Bruno ainda solta aquele frase típica quando ela aparece: "não é nada disso que você tá pensando"; Mas... ufa!! Pro bem de #BruTinha, não era nada demias mesmo! O Bruninho só tava brigando pela conta com a Elisa (Ana Rios), a estagiária que trabalha com ele na agência. Os dois estão concorrendo a uma vaga na Citrus, lembra? E a Elisa joga sujo!

 

 A cara de pau já cria intriga e convida a Fatinha pra festa da firma deles. Só que o Bruno não quer a namorada lá, né? O gato tem medo que Fat cause demais. Pode até não ter nada a ver... mas a Elisa, que não tá nem aí, insiste pra periguete marcar presença. Que rolo pode sair daí, glr?? Que tenso, hein? Não perde o climão, que rola nesta quarta-feira, dia 03/04!

Vitinho atrás das grades DE NOVO? Olavo diz que isso pode rolar!



Ih, Vitinho (Guilherme Leicam), a parada tá sinistra! O gato vai ter que voltar pra Brasília pra prestar outro depoimento, né? E o doutor Olavo (Leonardo Franco) tá mega preocupado... com razão. Parece que o Vitor não vai mudar o depoimento e vai continuar defendendo o Sal (Pedro Cassiano). Ninguém merece, né? Só que o motoqueiro pode se dar MUITO mal! O Vitinho pode ser preso, de novo!

 “Não quero ser pessimista, mas não posso descartar essa possibilidade. Talvez você não possa voltar pra cá”, avisa Olavo. Que bad, hein! O que será que o Vitinho vai fazer agora? Não perde este bafão, que rola nesta quarta-feira, dia 03/04!

Zuera - Notícia mto triste: #LiTor acabou!!!



Zuera - Nando de gnomo no filme de MorgOrelha?


segunda-feira, 1 de abril de 2013


Capitulo 162:


Olavo dá uma dura em Sal, que fica boladaço com 'Vitinho X9'.



Ih, #VidaLoka, a parada tá sinistra pra tu! Agora que o Vitinho (Guilherme Leicam) resolveu abrir o jogo pro Doutor Olavo (Leonardo Franco), o advogado decide dar uma prensa daquelas no Sal (Pedro Cassiano). O pai da Ju (Agatha Moreira) diz pro #VidaLoka ajudar com a investigação e denunciar os bandidos. O advogado avisa pro bad boy que ele pode até se dar menos mal e ter uma redução na pena. Fica a dica, Sal!

 

Mas Sal não tá nem aí: “O senhor tá se metendo onde não foi chamado. E o Vitor não tinha que abrir o bico. Me deixa em paz!”, manda. Que vacilação, hein! Não perde o bafo, que rola nesta terça-feira, dia 02/04!

Virado no samurai, Sal dá dura em Vitinho e os dois quase têm fight feia.



TRETA ENTRE IRMÃOS! Se liga, Vitinho (Guilherme Leicam)... O Sal (Pedro Cassiano) tá boladão contigo! O #VidaLoka não vai gostar nada de saber que o irmão deu uma de X9 e contou pro Olavo (Leonardo Franco) que ele é o verdadeiro culpado por sua prisão. Aí o Sal resolve dar uma dura no caçula. Vê se pode! O Vitinho diz que não quer saber de papo, mas o bad boy enche o saco do motoqueiro. Chega até uma hora que Sal perde a paciência e começa um empurra-empurra. QUE BAFÃO! A parada só não fica pior porque o Axel (Márcio Vito) chega e abafa a fight. Mas o Sal não desiste de tirar a história a limpo com o Vitinho. E acaba sobrando pra Lia: “Se os caras deram um susto nela, a culpta é dela e sua! E se você quer mesmo proteger a Lia, termina com ela. Nossa vida tá em jogo e agora a dela também”, solta o bad boy. VISH! O que será que o Vitor vai fazer? Não perde o bafão, que rola nesta terça-feira, dia 02/04!

domingo, 31 de março de 2013


Lia diz que Sal está envolvido com os bandidos, mas Vitinho não dá bola.


Tadinha da marrentinha, glr! A Lia (Alice Wegmann) tomou o maior susto dos bandidos e foi ameaçada. E ela tá com tanto medo que não quer nem saber de polícia na parada. Só que o Vitinho (Guilherme Leicam) sacou que a roqueira tá escondendo alguma coisa, né? Aí ele pede pra ter um papo reto com a namorada sozinho, sem Sal (Pedro Cassiano) nem Fatinha (Juliana Paiva). E a marrentinha resolve abrir o jogo. A gata conta pro love que foi ameaçada pelos maus elementos e que os bandidos estão envolvidos com o Sal. Claro que o Vitinho fica bolado, né? Mas pra não brigar com Lia nem deixar a linda ainda mais nervosa, o motoqueiro resolve ficar quieto e só abraçar a roqueira. Ai, gnt, que dó da Lia :( Será que o Vitor vai cair em si sobre Sal? Não perde o perrengue da marrentinha, que rola nesta segunda-feira, dia 01/04!

Cenas de preconceito racial na novela emocionaram Jéssica Ellen: ‘Foi difícil’.

A encantadora Jéssica Ellen vive uma fase interessante em Malhação. A carioca de 20 anos viveu fortes emoções recentemente ao gravar algumas cenas em que Rita, sua personagem na trama, sofre preconceito racial. Ela, que mora na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, desde que nasceu, diz que já foi insultada por ter cabelo crespo. Essa foi apenas uma dificuldade entre muitas outras que a atriz viveu, mas que acabou a incentivando a buscar sua real identidade e mostrar seu valor para o mundo. A filha da Dona Nilma Maria estuda e se dedica desde sempre, em busca de boas oportunidades e novas experiências. Assim ela conseguiu conhecer Paris, estudar inglês na Inglaterra e fazer Malhação, que há 19 anos é sucesso nas tardes da Rede Globo. Dona de um sorriso cativante, a atriz, bailarina, cantora e geminiana conta em entrevista exclusiva um pouco do seu trabalho e de sua vida. E também posa para um ensaio de fotos lindo, que você pode conferir abaixo.

Quais são os cuidados que você tem com a pele?
Eu, graças a Deus, fui abençoada pela natureza, pois a pele negra tem mais proteção. Então não tem muito mistério. Uso um sabonete para o rosto e passo protetor solar todos os dias. E não gosto muito de maquiagem. Assim que termina a gravação, eu tiro tudo.  Só a Rita que usa. De vez em quando, quando vou para um show ou algum evento mais formal, passo um rimel e um batonzinho vermelho, bem básico. Eu até acho bonito o resultado da maquiagem, mas eu não tenho paciência de ficar passando as coisas. Aqui (no Projac) não. Chego para trabalhar, fico sentada, me maquiam e acabou.
Seu cabelo é muito bonito e tem um estilo bem natural. Fale um pouco sobre "assumir suas raízes na cabeça"...
Eu sempre conto que, quando era mais nova, não gostava do meu cabelo. Não por ser o meu cabelo, mas pelo preconceito que existe. Na escola as pessoas zoavam muito meu cabelo, me chamavam de cabelo de bombril. Aí eu acabava brincando com isso. Quando alguém falava que meu cabelo estava bagunçado, eu puxava para o alto mais ainda, para brincar e não deixar ser tão agressivo. Mas mesmo assim agredia e eu não percebia o quanto. Só fui perceber um pouco mais velha. Tenho uma tia cabeleireira que uma vez me convenceu a fazer um relaxamento. Ela dizia que ia baixar um pouquinho o volume. Aí eu decidi fazer porque não aguentava mais as pessoas zoando meu cabelo no escola. Mas não deu muito certo. Meu cabelo caiu, quase fiquei careca e entrei em desespero. Depois cortei bem baixinho e useinagô (trancinhas) durante um tempo. Quando passei pro ensino médio, eu falei: “chega disso, preciso assumir meu cabelo”. Soltei as tranças e comecei a usar o black. Não foi fácil.
Então você hoje está em paz com o seu cabelo, certo?
Hoje em dia eu gosto muito do meu cabelo. É uma coisa que me representa muito. Eu sou bailarina também e fiz dança afro. Tive uma professora que me dizia que isso é a nossa raiz, a terra nos traz conexão.  Um negro hoje em dia sair na rua e assumir o cabelo, ele não está assumindo apenas um estilo bonito de vida, está assumindo toda uma história, que no Brasil ainda é muito presente. Eu tenho amigos que dizem que esse preconceito já passou e não existe mais. Mas existe, mesmo sendo muito sutil e disfarçado. Tenho preguiça para essas coisas.
Você se considera uma representante da identidade negra? 
Me considero. Assumidaça! E o engraçado é que reflito isso nas minhas primas e na minha irmã, que são mais novas que eu. A minha irmã alisava o cabelo dela antes de eu alisar o meu. Quando eu parei, ela tentou parar e não conseguiu porque zoavam na escola também. E há pouco tempo ela assumiu e está com maior blackão. O cabelo dela é lindo. Hoje em dia ela entende a importância. Foi muito importante para mim ter assumido meu cabelo e estou muito feliz com isso.
E você sentiu alguma mudança após entrar para Malhação?
Acho que, além do preconceito no Brasil ser uma coisa sutil e disfarçada, como a Rita também diz, tem a coisa do status. Assim, se a menina é negra e está na televisão, ela é incrível. E na verdade não é, está todo mundo no mesmo barco. O fato de eu trabalhar na televisão não me torna mais rica ou mais pobre que outras pessoas. E algumas pessoas na Rocinha mudaram comigo, porque não entendem essa visão, não estão aqui todos os dias para ver o quanto a gente rala. Tem uma coisa de encantamento que, por um lado, eu acho importante. Essa coisa de assumir o cabelo é um exemplo. As criancinhas na Rocinha me veem e pedem para as mães dela para ter o cabelo igual ao da Rita.
Já que falamos muito de cabelo, quais cuidados que você toma com seu black?
Antes de fazer Malhação eu considerava que o meu cabelo não dava trabalho. Não hidratava, eu não fazia nada. E hoje em dia o pessoal da caracterização pega muito no meu pé. Eles dizem que tenho que hidratar, tenho que cuidar. Porque o cabelo do negro já é seco naturalmente. Então vejo que essas coisas têm um motivo. Fica mais bonito no vídeo. E o cabelo de qualquer outra menina, como o da Alice e o da Aghata, pelo fato de estar trabalhando todo dia, é mais agredido. Tem que fazer escova todos os dias, tem que secar todos os dias... Então você deve ter um cuidado a mais sim.
Há algumas músicas que levantam a bandeira negra. Tem alguma que você gosta?
Tem uma música que eu amo muito e todas as vezes que ouço fico assim (abre um sorriso). É "Negro Drama", dos Racionais.
Mas você abraça a causa? É radical?
Eu gosto, mas não sou tão radical. Gosto de fazer campanha contra o racismo, de assumir meu cabelo, mas acho que só o respeito já basta. É isso. É tratar todo mundo igual. Negros, brancos, ruivos...
E essa nova fase da Rita? Ela está ajudando o Fera (Victor Sparapane),mas acaba entrando em confronto com os pais dele, que são super preconceituosos... 
Para mim foi um pouco difícil gravar essas cenas da Rita porque ela tem uma vivência diferente, morou na Suécia. O negro lá é tratado diferente do negro daqui do Brasil. Não é o diferente negativo daqui. O negro na Suécia é visto como positivo. As pessoas dizem: caramba, ele passou por tudo aquilo. E aqui não. Para o negro ter voz ou ele é artista, ou é um presidente, ou um ativista social... A Rita não chega a se atingir com os pais do Fera. E eu lendo o texto já ficava revoltada, pois isso já aconteceu comigo. A Jéssica já sofreu isso, mas a Rita não. E fazer essas cenas tão preconceituosas, ouvir aquilo tudo e não me atingir com isso, como atriz, foi um pouco difícil. Tive que balancear o que a Jéssica está sentindo e o que a Rita sente.
Então você emprestou muito da Jéssica para a Rita nessas cenas...
Pois é. A Rita primeiro conversa com os pais do Fera, que são grossos com ela, que mantém a classe. Mas depois o Mathias (Blota Filho) conversa com a Rita após perceber que ela está um pouco chateada. E no final, eu, Jéssica, já não estava aguentando. Aí eu chorei. Ficou bonito, mas acho que esse momento teve mais Jessica do que Rita. Mas em alguns momentos da dramaturgia eu fico com medo de colocar muito de mim.
Quais são seus planos para depois de Malhação? O que você está pensando fazer?
Bom, antes de fazer Malhação eu tinha acabado de me formar num curso de dança contemporânea e já estava fazendo faculdade de teatro. Mas aí teve uma greve e logo depois da greve me chamaram para fazer o teste para Malhação. Fiz o teste mais para o pessoal ver um pouco do meu trabalho, pois estava focada na faculdade. Hoje estou aqui e muito feliz de fazer essa novela. Mas assim que terminar aqui, caso eu tenha uma brechinha e não engate outro trabalho, pretendo voltar para a faculdade.
E mamãe está feliz de ver a filha diariamente na TV?
Minha mãe está muito feliz, graças a Deus. Está super orgulhosa. Ela chorou quando viu minhas primeiras cenas na TV. Foi muito importante porque só ela sabe o quanto ela se esforçou para isso. Minha mãe não teve oportunidade de estudar. Então desde pequenininha eu não entendia porque ela falava: “tem que estudar, tem que estudar”. E hoje eu percebi que a gente só consegue as coisas através estudo. Minha mãe não teve oportunidade de me dar um colégio bom. A única coisa que ela podia fazer era falar para a gente estudar.
Então sua mãe te deu o que ela podia dar de melhor: a educação.
Com certeza! E hoje procuro dar pra ela um pouco do que experimentei das coisas. Por causa do estudo eu ganhei uma bolsa na Inglaterra, viajei, conheci gente nova. Então fico sentindo que preciso dar para ela um pouquinho disso que ela me deu. Quero muito viajar com a minha mãe, levar ela para conhecer vários lugares.
Conte um pouco de como foi essa experiência na Europa.
Fiz intercâmbio na Inglaterra. Fui para lá estudar inglês. Mas antes fiquei 3 dias na França como turista.
E como está o seu inglês? Está falando legal?
Ah, eu falo, mas estou um pouco afastada. Gosto muito de ouvir músicas em inglês. Amo a Beyoncé.
Além da Beyoncé, gosta de ouvir mais o quê? 
Sou bem eclética na verdade. Gosto de MPB, gosto de funk, música erudita...
E o que você faz quando não está trabalhando, estudando ou dormindo?
(risos) Gosto de ir ao cinema, ao teatro e à praia. Mas sou bem tranquila. Gosto também de sair com as minhas amigas para jantar.
O que você mais gosta de comer?
Ai, eu amo camarão. Moqueca de camarão, bobó de camarão...

Juliana Paiva mantém a tradição da Páscoa e sai em busca dos ovinhos!

Juliana Paiva sempre fez o tipo magrinha e por isso desde criança pôde aproveitar a tradição da Páscoa com os deliciosos ovos de chocolate.
"Adoro chocolate! Não tenho um tipo preferido, só não gosto de chocolate amargo. Gosto de crocante ou daqueles que têm amendoim e castanha dentro. Quando era pequena, só comia chocolate branco, não sei por quê. Com o tempo, o paladar foi mudando e hoje como todos, menos o amargo", conta a atriz a Fatinha de Malhação. 
No domingo de Páscoa, a família se reúne na casa da avó da atriz e ela não dispensa uma brincadeira que se repete há muitos anos.
"Até hoje minha avó esconde os ovos, porque eu tenho um primo menor e a gente brinca de procurar. Mas eu sempre gostei de ter essa brincadeira. Eu peço para ela esconder o meu também", revela, bem-humorada. 
A genética também ajudou Juliana, que não ganha peso por causa da comilança.
"Nunca tive que me preocupar com esse tipo de questão. Para o personagem também não pediram para mudar nada. Mas quando dá eu dou uma passada na academia, para manter o condicionamento físico, o que acho importante. Se a gente se sente bem, fica bem com o mundo. Então eu vou à academia por mim!", diz Ju. 
Os cuidados com a pele se resumem a não exagerar.
"Já teve uma fase em que me preocupei mais com as espinhas, mas hoje nem tanto. É óbvio que a gente que trabalha com a imagem tem que ter cuidado com a pele, com o corpo, então não exagero. Até porque eu enjoo fácil, mas eu aproveito a Páscoa. Depois a gente se cuida!". 

Outra sortuda é a atriz Agatha Moreira, que não abre mão de um chocolate e odeia academia! Se alguém perguntar de que tipo ela gosta mais, a gata nem pensa duas vezes:
"Eu gosto de chocolate, chocolate e chocolate! Qualquer tipo, só não gosto daqueles com licor". 
Agatha conta que mantem o peso ideial fazendo apenas o que gosta.
"Não gosto muito de academia, acho que parece uma obrigação. Já se for um esporte, eu adoro. Eu não paro quieta. Se for queimada, futebol... vambora! Também gosto de correr ao ar livre, na praia. Mas é raro!", admite.
E a Páscoa é uma grande festa para a atriz:
"Adoro comemorar! Páscoa é a melhor época do ano! Adoro chocolate e como bastante". 

Já Alice Wegmann, a Lia, conta que seu segredo está em comer com moderação.
"Eu não costumo comer todos os ovos que estão no meu armário não! Eu deixo para a minha família, escolho um e vou comendo um pedacinho todos os dias. Eu adoro! Não considero uma refeição se não tiver uma sobremesa de chocolate", fala Alice. 
E a pele perfeita não muda por causa do chocolate:
"Nunca dá espinha. O problema é engordar mesmo, por isso que eu escolho só um dos que eu mais gosto e como. E não como tanto assim na Páscoa. A maioria dos chocolates que eu ganho acabo nem comendo". 
Dá pra acreditar? Três gatas de dar inveja e que não fogem de um chocolate! Isso é que é sorte, não é não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário