terça-feira, 16 de julho de 2013

Pastor belga tem papel importante e promete roubar a cena em Malhação

Animal de três anos é treinado e obedece a vários comandos. Internauta também pode enviar a foto do seu pet e, quem sabe, aparecer no site de Malhação!
Zur e o ator Marlon Queiroz já viraram grandes amigos na vida real (Foto: Malhação / TV Globo)
Ele é dócil, agitado e muito fofo! O pastor belga de Malinois, o Zur, de três anos, ganhou um papel importante na trama de Malhação. Ele é Fulano, que se torna o melhor amigo do pequeno Pedro (Marlon Queiroz), caçula da família de Vera (Isabela Garcia) e Ronaldo (Tuca Andrada). Zur é adestrado pela veterinária Lívia Nogueira, especialista em comportamento animal, e obedece a vários comandos. O cachorro se comporta como um profissional no set de gravação!
"O treinamento é todo feito com reforço positivo: com carinho e usando petisco. Ele está adestrado para sentar, deitar e ficar parado. No set é importante que ele fique com os atores e faça as movimentações corretas", conta a veterinária. Mas Lívia diz que o mais difícil é fazer com que Zur comece a latir na hora certa, já que a raça é não é muito barulhenta.
Para não fazer feio em cena, Zur ensaia as cenas com a treinadora. "Quando a gente recebe o roteiro, vê o que o cachorro precisa executar naquele dia e faz um treino prévio, uma encenação do que vai ser pedido. Só que os treinos têm ser curtos e prazerosos para o cachorro", ressalta Lívia.
O tamanho do cachorro, em torno de 66 centímentos de altura e 28 quilos, não assusta ninguém, já que Zur é muito obediente e carinhoso. "É uma raça de guarda, mas é um cachorro equilibrado e todo cachorro equilibrado se torna confiável", fala a veterinária. "Para ele, a gravação tem que ser uma brincadeira. E ele gosta muito! Fica louco para entrar no carro para vir para o Projac, até porque aqui todo mundo dá carinho, e ele ganha vários petiscos. O Zur também já conhece os atores. Isso é bem legal!", acrescenta.
De acordo com a veterinária, só uma coisa tira essa estrela do sério. "Ele fica louco com bola. Se durante o treino tiver uma bola, ele se desconcentra completamente,  porque só quer brincar e não faz mais nada. Tem que ter muita paciência, mas não usar a punição. O animal não pode ter medo de você, porque isso dificulta o aprendizado. A gente usa o positivo, o carinho, o reforço, de como ele está indo muito bem. Isso é muito importante para o animal", afirma.
Em cena, Zur é o cachorro Fulano (Foto: Malhação / TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário